Vírus encontrados na pele humana conseguem atacar bactérias, revela estudo

Vírus encontrados na pele podem atacar bactérias nocivas

A pele humana não é apenas uma barreira física. Ela abriga uma comunidade gigantesca de microrganismos e, entre eles, podem existir aliados microscópicos ainda pouco conhecidos. Um novo estudo encontrou na pele de pessoas saudáveis bacteriófagos, vírus especializados em infectar bactérias, capazes de atacar estafilococos associados a infecções e à formação de biofilmes.

Esses vírus podem chamar atenção justamente porque funcionam de maneira muito diferente dos antibióticos. Enquanto medicamentos antibacterianos atingem determinados processos das bactérias, os bacteriófagos líticos reconhecem seus hospedeiros, entram nas células e utilizam a estrutura bacteriana para produzir novas partículas virais. No processo, a bactéria acaba sendo destruída.

Um esconderijo inesperado para vírus antibacterianos

Para investigar esse potencial, os pesquisadores coletaram amostras da pele facial de voluntários saudáveis. Foram encontrados quatro bacteriófagos, dos quais dois, chamados Se_20 e Se_42, passaram por análises mais detalhadas.

O alvo principal foram os estafilococos coagulase-negativos, grupo que inclui espécies como Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus capitis. Embora algumas dessas bactérias façam parte da microbiota normal da pele, elas também podem atuar como patógenos oportunistas, principalmente quando conseguem colonizar dispositivos médicos ou tecidos vulneráveis.

Os resultados chamaram atenção pela velocidade da ação. Em determinadas condições experimentais, os dois fagos reduziram a quantidade de bactérias livres em mais de 3 log₁₀ UFC/mL entre quatro e seis horas.

Gostou dessa notícia?

Siga o canal do Fala Ciência no WhatsApp para receber nossos conteúdos em primeira mão!

Entrar no Canal do WhatsApp

A pesquisa foi publicada em 8 de outubro de 2026, na revista Scientific Reports, por Damla Damar Celik, primeira autora do estudo, e colaboradores. O trabalho também avaliou características biológicas e genéticas dos vírus, além de um modelo experimental com larvas de Galleria mellonella.

O problema não estava apenas nas bactérias

Um dos maiores desafios dessas infecções é o biofilme, uma espécie de comunidade bacteriana protegida por uma matriz produzida pelos próprios microrganismos. Essa estrutura pode dificultar a ação de antimicrobianos e favorecer a persistência das bactérias.

Por isso, os pesquisadores testaram os fagos não apenas contra bactérias livres, mas também contra biofilmes. Os resultados mostraram uma ação que variou conforme a cepa bacteriana. Em algumas condições, os fagos:

  • inibiram a formação de biofilmes em até 88,6%;
  • reduziram em até 86,3% a biomassa de biofilmes já formados.

Isso é particularmente interessante porque combater uma bactéria já estabelecida em biofilme pode ser muito mais difícil do que eliminar células bacterianas livres.

O DNA dos vírus também passou pelo teste

Outro ponto importante foi a análise genômica. Os dois bacteriófagos apresentaram características compatíveis com vírus líticos, sem identificação de genes associados à resistência antimicrobiana ou a fatores de virulência.

O fago Se_20 apresentou uma explosão de aproximadamente 142 novas partículas virais por célula infectada, enquanto o Se_42 produziu cerca de 70. Ambos tiveram período de latência de aproximadamente 25 minutos.

Além dos testes laboratoriais, os pesquisadores observaram aumento da sobrevivência das larvas de Galleria mellonella infectadas quando receberam tratamento com os fagos, sem toxicidade detectável nas condições avaliadas.

O resultado não significa que esses vírus já possam ser utilizados como tratamento em seres humanos. Ainda são necessários estudos pré-clínicos e clínicos para determinar segurança, eficácia, dose e comportamento desses bacteriófagos no organismo humano. O achado, porém, mostra que o microbioma da pele pode esconder uma diversidade de vírus com potencial para futuras estratégias contra bactérias difíceis de controlar.

Leandro C. Sinis é biólogo formado pela UFRJ e divulgador científico. Com sólida experiência em pesquisa acadêmica de ponta, é coautor de um estudo internacional sobre neuroproteção publicado no renomado Journal of Biological Chemistry (DOI: 10.1074/jbc.m117.807180). Como editor e fundador do Portal Fala Ciência, sua missão é combater a desinformação, traduzindo descobertas complexas em conhecimento jornalístico acessível, transparente e seguro para todos. Ver perfil no LinkedIn | Ver Currículo Lattes