Consumo consciente da água: veja como reduzir o desperdício em casa e no trabalho

Consumo consciente da água
Consumo consciente da água

A água cobre a maior parte do planeta Terra, mas isso não significa que ela seja infinita. Embora dois terços da superfície terrestre estejam cobertos por água, apenas cerca de 1% desse volume é potável.

E é exatamente esse número que deveria nos alarmar. Dessa forma, repensar o uso da água no cotidiano se torna mais essencial do que nunca para assegurar um futuro sustentável para todos.

Pequenas atitudes fazem grande diferença

Vale destacar que praticar o consumo consciente da água não significa deixar de utilizá-la, e sim adotar atitudes simples que evitam o desperdício. Com isso, podemos ajudar a preservar os mananciais, economizar dinheiro e garantir que não falte água para as próximas gerações.

Como explica Victor Vilella Aroeira, gestor operacional da Águas de São Francisco do Sul, “essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais”.

Dessa maneira, ações como captar água da chuva, reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupa, e reduzir o tempo de banho se tornam aliadas poderosas da sustentabilidade.

Veja também:

Por que cada gota importa?

Cabe ressaltar que os recursos hídricos estão presentes em praticamente todas as atividades humanas: da produção agrícola à geração de energia. Além disso, muitos países já enfrentam problemas sérios relacionados à escassez de água. Sendo assim, usar a água de forma consciente é mais do que uma escolha é uma necessidade urgente.

Isso porque só damos o devido valor à água quando sentimos sua ausência. Como diz o ditado popular: “só sabemos o valor real da água quando temos sede”.

Dicas práticas para mudar agora mesmo

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça. Dessa forma, é possível evitar o desperdício de até 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
  • Opte por banhos rápidos e lembre-se de fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. Com essa prática, é possível economizar até 30 mil litros de água por ano.
  • Prefira não utilizar duchas de alta pressão. Isso porque elas podem gastar até 30 litros de água a cada minuto.
  • Antes de lavar a louça, separe os utensílios e utilize uma bacia para deixá-los de molho.
  • Mantenha as piscinas cobertas quando não estiverem sendo usadas. Isso evita que até 90% da água evapore em um mês.
  • Prefira limpar calçadas com vassoura ao invés de usar mangueira.
  • Lave o carro utilizando um balde e um pano.
  • Repare vazamentos, um pequeno furo de 2 mm pode resultar no desperdício de até 3.200 litros de água diariamente.

Portanto, se cada cidadão fizer sua parte, os resultados serão significativos. Por que esperar a água faltar para agir, se é possível mudar agora mesmo?

Leandro Sinis é biólogo, formado pela UFRJ, e atua como divulgador científico. Apaixonado por ciência e educação, busca tornar o conhecimento acessível de forma clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *